terça-feira, 31 de agosto de 2010

Inchação - Estou com muito medo...

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
 

Ponto principal: o inchaço é um efeito colateral normal da gravidez, é temporário e vai melhorar, um pouco depois do parto.

Por que meus tornozelos e dedos do pé estão inchados?

O nome técnico desse inchaço você está tendo é edema; ele é resultado do sangue a mais que circula no seu corpo durante a gestação. O útero maior pressiona as veias pélvicas e a veia cava (uma grande veia na parte direita do seu corpo que recebe sangue dos membros inferiores), desacelerando a circulação e fazendo com o que o sangue se acumule.

A pressão do sangue preso faz com que água desça para os tecidos dos pés e tornozelos. Essa água é líquido que está no seu corpo de qualquer forma, mas acaba sendo movimentado. Outro problema é que muitas mulheres grávidas também retêm líquido, o que contribui ainda mais para o inchaço.

O edema é uma coisa bem normal e comum entre as grávidas. Porém, se você apresentar um inchaço acentuado ou repentino nas mãos e no rosto, fale com seu médico, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, um problema grave.

O que posso fazer para minimizar o inchaço?

Veja algumas dicas:

• Sente com os pés elevados sempre que possível. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banquinho. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros embaixo da sua mesa. Ao tirar uma soneca, procure deitar sobre seu lado esquerdo.

• Coloque uma meia-calça com alguma compressão antes mesmo de sair da cama de manhã para prevenir que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos.

• Beba bastante água. Pode parecer estranho, mas quanto mais líquido se bebe menos água o corpo retém.

• Pratique exercícios regularmente, especialmente caminhadas, natação, hidroginástica ou bicicleta ergométrica.

Coma bem e evite alimentos com alta concentração de sódio, como os salgadinhos de pacote, frituras, comidas congeladas industrializadas e sopas prontas, azeitonas e embutidos. Também evite o excesso de açúcar.
O meu medo é pq andei lendo alguns artigos, e esse tipo de inchação é normal acontecer no fim do segundo trimestre...Eu acabei de entrar nele.
Pior de tudo, onde eu faço o pré natal é uma porcaria, um matadouro, pois a médicca viu isso tudo e não fez nada e nem muito menos me orientou. O normal é engordar 1 kg por mês, eu já engordei 4 em um mês...
Essa semana tenho que resolver isso. Tenho duas opções de hospitais paa fazer o pré, são os melhores daqui da cidade, mas pelo SUS. É difícil conseguir mas com conhecimento tudo se facilita né? Espero que dê certo, estou ficando loucaaaaaaa

Por hj é só...
Beijos. Nosso *-*

3 comentários:

Mamãe da Giovanna - MARINHEIRA DE 1ª VIAGEM!! disse...

É eu também comecei a inchar bastante agora...recem vou completar 28 semanas e além do enjoo a azia ta me matando tb!!!!

Carol Carvalho disse...

AI amiga, ta mto calor ai??
Pq olha, aqui nem era calooooor e eu inchava pacas!
Fica assustada não viu, se a pressão ta boa, o resto é normal!! ^^
Bjokas em vcs amouras

Luna Sanchez disse...

Oi, docinho! Saudades de ti!

Tá fazendo tudo como o médico mandou? Então não te preocupa não, vai ficar tudo bem, tá?

Beijos enormes!

ℓυηα